Infraestrutura Menu para transformação digital

Saiba Mais! – Identity Protect Pro e Privileged Identity Protect Pro

No último card, foi discutido como ameaças externas são capazes de afetar os sistemas das empresas e danificar suas informações. Porém, o que muitos não sabem, é que essas mesmas ameaças podem se originar dentro da própria companhia. Isso ocorre quando funcionários mal-intencionados, por meio de seus usuários de rede, agem de maneira irregular ao acessar dados e aplicações a fim de obter vantagem para si, desobedecendo aos códigos de conduta defendidos pela empresa. Tamanha deslealdade acontece também por parte de ex-funcionários, cujos acessos podem, eventualmente, permanecer ativados mesmo após sua saída. Logo, alguns dos antigos colaboradores se aproveitam da situação para continuar navegando no sistema da corporação e, assim, ter acesso a informações restritas e sigilosas.

Com o objetivo de combater tais ameaças e irregularidades, a T-Systems desenvolveu a solução Identity Protect Pro, voltada exclusivamente para o controle de acesso de diversos usuários a diferentes plataformas. Chamada de IAM (Identity and Access Management), essa gestão de identidades ocorre de forma simultânea, isto é, permite que os acessos sejam liberados ou bloqueados de todas as ferramentas de uma só vez, garantindo maior praticidade de serviço.

Desta forma, os gestores da empresa têm o poder de administrar, restringir e aprovar (ou não) o acesso de usuários, o que gera maior segurança ao ambiente corporativo. Além disso, tais gestores podem realizar liberações provisórias de usuários em casos particulares, de acordo com a necessidade de serviço. Esse processo funciona como uma forma de “catraca” virtual, garantindo que somente pessoas autorizadas tenham contato com dados empresariais de alto valor e naveguem dentro do espaço cibernético.

Mas não para por aí! A T-Systems oferece também um serviço com foco em contas administrativas, que merecem um cuidado especial devido ao seu elevado poder de ação e acesso full dentro da base de dados do sistema. Neste caso, a Privileged Identity Protect Pro traz mais do que um controle de entrada e saída de usuários, mas um monitoramento das atividades exercidas por contas “diferenciadas”. Estas, ao contrário das contas “padrão”, têm funções, benefícios e acessos exclusivos, razão pela qual são consideradas privilegiadas. Em outras palavras, a solução existe para supervisionar os administradores (usuários mais favorecidos) de certas contas, a fim de que estes não usem seus privilégios para tirar proveito das informações presentes na rede.

Tal monitoramento se dá por meio de gravações de vídeo que acompanham todos os movimentos de mouse e operações realizadas pelo dono da conta, garantindo que nenhuma ação comprometedora ou violação de qualquer espécie seja cometida sem o conhecimento da empresa. Por ser mais poderosa e, portanto, mais perigosa – se usada de forma leviana –, a conta administrativa exige uma vigilância superior em relação às demais.

Saber a identidade de usuários que convivem em um ambiente comum é essencial, o que levou a T-Systems a criar essas duas soluções dentro do pacote Magenta Security. Para conhecê-las melhor, mande um e-mail para [email protected] que a sua mensagem será encaminhada a um especialista!

O próximo texto irá abordar mais um produto deste incrível portfólio: o Advanced Cyber Defense! Fique de olho. 😉

Sobre o autor

Renata Kyrillos

Renata Kyrillos

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *