Menu para transformação digital

Saiba Mais! – Desktop as a Service (DaaS)

Você quer ter um saving de 40 a 60% na sua empresa? Quer usar o seu próprio dispositivo no ambiente de trabalho (“bring your own device”)? Quer alcançar mobilidade suficiente para não precisar trabalhar de um único equipamento?

Então conheça a solução Desktop as a Service (DaaS), um desktop virtual hospedado na nuvem e acessível por meio de computadores, tablets e celulares. Desta forma, é possível armazenar, transportar e acessar dados corporativos – exatamente como estão em sua máquina de origem – de qualquer aparelho com acesso à internet. Em outras palavras, o usuário é capaz de acessar o seu ambiente virtual (desktop) sem ser “refém” de um único instrumento (como o seu computador de trabalho). Assim, perde-se a vulnerabilidade daqueles que dependem de uma máquina específica para realizar suas atividades.

Outra grande vantagem do DaaS é o fato de que a máquina do usuário não precisa ser necessariamente nova, rápida ou moderna. Se houver o bom e velho Wi-Fi e, claro, a incorporação do DaaS, o usuário não terá qualquer dificuldade técnica de acessar seu desktop virtual, mesmo que o computador esteja antigo, ultrapassado ou desatualizado. Isso ocorre porque o poder computacional é configurado diretamente no DaaS, podendo ser ajustado conforme a necessidade do usuário. Atente-se ao exemplo: um diretor financeiro precisa processar o fechamento de uma empresa apenas uma vez por mês e, para isso, é necessário um poder computacional três vezes maior do que o seu habitual. Em vez de comprar uma máquina superior para utilizá-la apenas no fechamento, o diretor pode solicitar a melhora das configurações de seu DaaS somente neste período a fim de realizar os processos de forma ágil. Viu como é simples?

Desta forma, as empresas não precisam mais investir tanto na compra de máquinas, pois os dispositivos já utilizados dentro da empresa são suficientes por si só quando há a instalação do DaaS e um sinal de Wi-Fi, o que dispensa a necessidade de um hardware superior e de um técnico em campo, pois os problemas do DaaS podem ser solucionados remotamente. Por consequência, essas companhias têm uma economia que pode chegar até 60%.

Mas não para por aí! O DaaS ainda tem mais um facilitador para a rotina de profissionais contratados para ficar dentro de clientes que não permitem a entrada de máquinas “externas” de fornecedores e terceiros. Em outras palavras, muitos funcionários não podem levar seus computadores corporativos para o escritório, fábrica ou qualquer que seja o ambiente de trabalho do cliente. É aí que o DaaS entra em ação! Para visualizar seus e-mails, Intranet, documentos e outros serviços utilizados em sua máquina habitual, o consultor tem acesso ao DaaS pelo computador do cliente, podendo então utilizar o ambiente da própria empresa (mesmo estando fora dela). Portanto, o DaaS foi criado para aqueles que desejam acessar seu próprio ambiente de qualquer dispositivo, em qualquer lugar.

Ao utilizar o DaaS, o funcionário tem mais autonomia para resolver os imprevistos do dia a dia. Por exemplo: se ele faz Home Office esporadicamente e esquece de levar o computador da empresa para casa, é possível substituí-lo por qualquer outra máquina à disposição naquele momento. Para quem viaja a trabalho (principalmente de avião), o DaaS também é um ótimo aliado! Neste caso, o colaborador da empresa pode embarcar sem o peso extra de um computador na bagagem porque tem a opção de levar um simples tablet ou acessar seu desktop de dispositivos diferentes quando chegar ao seu destino.

Além disso, a empresa pode automatizar o backup e a atualização de todos os DaaS, estabelecendo uma rotina com datas e horários específicos previamente agendados. Tal fato evita a perda de produtividade com o update do sistema durante o expediente e ainda impede que os computadores fiquem vulneráveis a possíveis ataques, pois toda e qualquer atualização é feita automática e simultaneamente em todas as máquinas, sem a interferência de falhas humanas.

Embora o DaaS não seja propriamente inovador, é uma solução bastante eficaz que facilita o dia a dia de centenas de funcionários. Estes enxergam as qualidades do DaaS principalmente nos momentos de “dor”, em que a ausência do acesso ao desktop pode causar grandes transtornos e atrasos. Nessas horas, é sempre bom contar com um “match” (adaptação) de telas para adequar o DaaS ao novo dispositivo e permitir que os colaboradores continuem trabalhando sem qualquer dificuldade! Afinal de contas, quem é que não gosta de ser independente? 😉

Sobre o autor

Renata Kyrillos

Renata Kyrillos

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *