Eventos

É tempo de Black Friday! E o que a T-Systems tem a ver com isso?

Por Milena Hatada e Renata Kyrillos

6 mil pedidos cancelados. Quase 300 reclamações registradas no Procon. 8 horas de problemas operacionais.

Essas foram as consequências de uma infraestrutura de TI instável sofridas por uma grande empresa de varejo durante o maior evento de compras promocionais em 2016: a Black Friday.

Além das reclamações em si, a instabilidade do servidor acarreta em lentidão e desistência no processo de compra, perda de receita e insatisfação do cliente. Tais imprevistos podem causar grandes prejuízos às empresas participantes. No caso da marca analisada acima, por exemplo, é possível fazer uma breve estimativa da perda: imagine que, em média, cada pedido tenha custado R$ 200,00. Para 6 mil compras canceladas, a empresa perderia cerca de R$ 1,2 milhão. Isso é apenas um dado numérico, visto que a marca foi prejudicada em muitos outros aspectos, pois sofreu também com a perda dos próprios clientes (sejam estes novos ou antigos), com a circulação de notícias depreciativas a seu respeito, com o feedback negativo nas redes sociais e, consequentemente, com a difamação de sua imagem.

Todos esses fatores foram resultado da má experiência de compra do consumidor final desta empresa durante a última Black Friday. Para evitar que o mesmo ocorra com o seu negócio, a T-Systems garante que o seu cliente possa navegar de forma rápida e objetiva, sem estresse e/ou lentidão no momento do check-out, independentemente do número de acessos simultâneos causados pelo evento. Desta forma, os consumidores mantêm a confiança depositada na sua empresa e a compartilha com suas respectivas redes de contato, o que gera ainda mais reconhecimento para a sua marca.

Para isso, a T-Systems oferece serviços de hospedagem que contam com disponibilidade de 99,99% dos dados, assegurando a estabilidade do seu negócio durante todo o evento. A equipe Magenta conta também com a expertise de suporte e monitoramento das aplicações e-commerce de clientes que atuam nos mais diversos segmentos do varejo (livraria, esporte, vestuário, alimento, entre outros). No ano passado, um desses clientes escolheu a T-Systems como parceira para suportá-lo em serviços de hosting, garantir a otimização da gerência de TI em relação à infraestrutura e impedir a ocorrência de falhas, incidentes e vulnerabilidades no sistema empresarial. Devido à alta performance dos serviços Magenta, a Black Friday não somente deste cliente, mas de todos os outros, foi um verdadeiro sucesso!

Se você se identificou com os imprevistos apontados neste texto, entre em contato com a T-Systems para descobrir as soluções responsáveis pela excelente operação das aplicações e-commerce durante as Black Fridays passadas (e as próximas também): o nosso catálogo de nuvens. Afinal, o evento foi capaz de movimentar 1,9 bilhão de reais em 2016, valor que deve crescer em 20% neste ano.  Portanto, mande um e-mail para [email protected] e prepare-se!

Sobre o autor

Renata Kyrillos

Renata Kyrillos

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *